No momento, você está visualizando Como escolher o gramado ideal

Como escolher o gramado ideal

Os gramados são conjuntos de plantas fundamentais na composição de qualquer jardim, entretanto, escolher o tipo de tapete ideal para harmonizar com as demais plantas do espaço pode ser uma tarefa bastante complicada. Mas não precisa se preocupar. A GardenPRO está aqui para te ajudar a escolher a espécie de grama mais indicada para cada área. 

Conheça algumas das espécies mais famosas, suas características e indicações:

Grama Batatais (Paspalum notatum)

Também conhecida como grama-de-pasto, grama mato grosso ou forquilha, a grama Batatais é bastante comum no Brasil e pode ser usada tanto em jardins quanto para realizar a cobertura de solos mais pobres em nutrientes.

As folhas da grama Batatais têm coloração verde clara e são mais duras do que as outras. Para que se desenvolvam adequadamente, precisam de bastante sol.

É uma espécie bem resistente a secas, pragas e pisoteios, sendo, portanto, ideal para áreas externas de casas, áreas de passagem e espaços públicos.

Grama Zeon Zoysia (Zoysia matrella)

Já a grama Zeon Zoysia possui folhas finas e escuras, tem crescimento lento e, por isso, não exige tantas podas e manutenções, indicada para quem não pode dar tanta atenção ao seu gramado.

Indicada para utilização em jardins, mas com uma ressalva: é preciso ter cuidado para que toda a sua área receba sol pleno.

Grama Geo Zoysia (Zoysia matrella)

A grama Geo Zoysia é a que tem as folhas mais finas de toda a família Zoysia. Seu crescimento é lento e ela precisa de luz solar em abundância para se desenvolver corretamente. Além disso, ela reage muito bem em solos salinos (ricos em sais), sendo assim, a espécie indicada para jardins de casas de praia ou perto do mar.

Grama São Carlos (Axonopus sp)

Entre todas as espécies conhecidas, a grama São Carlos é uma das mais procuradas, devido a suas folhas largas e lisas. Além disso, ela apresenta um verde vibrante quando iluminada diretamente pelo sol e ganha outra tonalidade na ausência do mesmo.

Essa espécie ainda oferece uma variação com margens branco-creme nas folhas. Pode ser usada no jardim de casa, na cidade ou no campo.

Grama Esmeralda (Zoysia japonica)

Terminamos este conteúdo com a grama Esmeralda, conhecida por possuir folhas estreitas, pequenas e pontudas em um tom verde bem forte. É bastante indicada para condomínios e playgrounds porque, se cuidada corretamente, fica macia e bem densa.

Mas atenção! Essa espécie não aguenta tráfego intenso, nem muita sombra. Portanto, tome muito cuidado quanto ao ambiente que deseja colocá-la antes de optar pela grama Esmeralda.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso site!