You are currently viewing Como cuidar do seu gramado no verão

Como cuidar do seu gramado no verão

Você sabia que durante o verão, o gramado cresce de forma acelerada e por isso precisa de atenção redobrada? Isso acontece devido à maior incidência de calor, luz e umidade. Esse fato faz com que a frequência do corte seja importante para que os efeitos de desgaste não sejam tão profundos e evidentes. Pensando nisso, a GardenPRO preparou um guia para você aparar o seu gramado da maneira correta, preservando a saúde e aparência da sua grama.

Aparadores

O primeiro passo é conferir se as lâminas do seu aparador ou máquina de cortar grama estão devidamente afiadas. Se necessário, mande afiá-las em um profissional competente e peça para ele lubrificar as engrenagens. Dessa maneira, você evita que as lâminas cegas “mastiguem” as folhas do seu gramado, deixando o mesmo com um aspecto feio e frágil. A GardenPRO dispõe de máquinas e ferramentas de ponta para a manutenção do seu jardim, desde roçadeiras até cortadores de grama movidos à bateria. Vale a pena conferir!

Corte da grama

Como dissemos antes, a grama cresce mais depressa no verão devido ao calor, luz e umidade. Por isso, é muito importante que se mantenha uma regularidade nos períodos de corte.

Adubação

Durante o processo de adubação, dê preferência a adubos frescos como estercos bem curtidos, húmus de minhoca, terra vegetal, torta de mamona, farinha de ossos e outros substratos sem a presença de sementes. Isso evita a presença de sementes de plantas invasoras que podem contaminar sua grama.

Irrigação

Um dos cuidados mais importantes com o seu gramado, especialmente na época do verão, é a irrigação. É de extrema importância que ela seja feita de forma correta, para que os melhores resultados sejam obtidos. Uma boa dica é irrigar o gramado no período da manhã ou no final da tarde, evitando os momentos mais quentes do dia.

Irrigue a grama antes que o solo fique completamente seco e prefira regar em maior quantidade em intervalos maiores. Essa prática estimula o aprofundamento das raízes gramíneas e as tornam mais resistentes.