You are currently viewing Como adubar corretamente seu jardim

Como adubar corretamente seu jardim

A adubação é um processo extremamente importante para manter o seu jardim sempre bonito e saudável. Você sabe, por exemplo, qual o melhor período do dia para fazer a aplicação do adubo? Ou o que é necessário para adubar da maneira correta? Se você ainda não sabe, fique tranquilo, porque a Garden Pro está aqui para te ajudar! 

O que é adubação?

Vamos começar falando sobre como funciona o processo de adubação. Todo mundo sabe que as raízes são as responsáveis por extrair do solo os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta. Nesse processo, é comum que a própria planta acabe por deixar o solo empobrecido e faça com que o mesmo necessite de reposição de nutrientes.

A partir daí, faz-se necessária a adubação que nada mais é do que devolver ao solo os nutrientes sugados pelas plantas. 

Os adubos dividem-se em dois grupos:

– Adubos Orgânicos – São insumos com grande valor nutricional provenientes de matéria orgânica de origem animal ou vegetal.
Fazem parte desse grupo dejetos de aves e de vacas, cabras e cavalos, restos de flores e frutos e composição feita a partir da compostagem de alimentos naturais, como frutas, legumes, ervas e verduras.

– Adubos Inorgânicos – Advém do refino do petróleo ou da extração mineral de alguns componentes. Por apresentarem composição química definida, são absorvidos com mais facilidade. Mas é importante salientar que, o uso em excesso desse tipo de adubo pode causar danos ao solo, interferindo diretamente na composição química, deixando-o menos produtivo

Como Adubar Plantas

Antes de escolher o tipo e a quantidade ideal de adubo para suas plantas, é necessário fazer uma análise para saber em que condições a planta e o solo se encontram. Alguns sintomas de deficiência, como ausência de flores e frutos, são facilmente notados.

Outros sinais, como rachaduras, opacidade, presença de fungos e bactéria também indicam que está na hora de adubar. Veja o passo a passo de como adubar plantas de forma correta e eficaz:

Quantidade de Adubo – escolha a porção ideal para suas plantas. Os adubos inorgânicos são mais concentrados e o exagero pode provocar a queima química da planta ou interferir no seu crescimento. Na dúvida, leia sempre as instruções do fabricante.

Regue a Planta – Coloque uma pequena quantidade de adubo, regue a planta e depois coloque o restante. Esse processo ajuda a distribuir os nutrientes com mais facilidade e harmonia.

Incorpore o Adubo ao Solo – Evite que ele fique próximo à raiz e do caule. Além disso, não o deixe exposto. O sol ou a chuva podem tirar os nutrientes da composição.

Adube na Época Certa– As adubações são mais eficazes quando realizadas em períodos que antecedem o florescimento ou após a colheita ou poda, de forma a compensar a perda de nutrientes.

Evite a Fertilização no Outono e Inverno – Nessas estações, as plantas entram em uma fase que se assemelha à hibernação. Há uma considerável redução de sua atividade vegetativa que dispensa a adubação.

Prefira Adubos Orgânicos – Além de possuir menor custo, esse tipo de adubo não prejudica a planta e não contamina o solo. No entanto, se você está em uma região com muitos períodos de chuva, talvez seja necessário intercalar com adubo inorgânico.

Fontes:

https://blog.stihl.com.br/jardinagem/2020/08/manutencao-de-plantas-adubos/

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Instagram!