Para obter o formato desejado das cercas vivas é importante realizar uma poda regular e adequada. As plantas jovens devem ser cortadas para obter o formato desejado e o broto principal deve ficar intacto até que a planta alcance a altura desejada. Os demais brotos devem ser cortados pela metade e para evitar calvas nos ramos inferiores deve-se cortar a cerca viva em forma de trapézio.
A manutenção regular é indispensável e se a cerca viva se deformar é recomendado aplicar um corte rigoroso. No entanto, é importante ter cuidado com alguns arbustos como as coníferas que são especialmente sensíveis à poda rigorosa nos ramos antigos. Para os arbustos que florescem no verão e a alfena a poda deve ser realizada no inverno, durante o repouso da vegetação. Deve-se respeitar estas épocas para não prejudicar as aves e os seus períodos de incubação.
Os arbustos perenes ou de agulha são podados na primavera, mesmo antes de brotarem, ou então no outono. Deve-se cortar um pouco os brotos novos e todos os antigos que for possível para estimular o seu crescimento. Assim, você conseguirá um arbusto espesso que o protegerá dos olhares curiosos. Os arbustos perenes ou coníferas devem ser cortados um pouco antes do início da fase de crescimento na primavera, ou então no outono.
A meta é cortar apenas as folhas de crescimento recente, para estimular o crescimento do maior número possível dos brotos remanescentes. Isso resulta em uma estrutura densa de ramos e uma cerca viva que protegerá sua privacidade.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no Facebook, Instagram e no nosso site!