Você está visualizando atualmente É tempo de cuidar da motosserra

É tempo de cuidar da motosserra

Não tem mais para onde correr. Goste ou não, os dias mais gelados chegaram e não há nada melhor que uma boa lareira para espantar o frio e facilitar a vida durante as estações de temperaturas mais baixas. 

Mas você tem dado a atenção necessária para a sua motosserra? Afinal de contas, é ela que vai te ajudar na missão de cortar os tocos de madeira e garantir a sua lenha durante todo o outono e o inverno.

Para te ajudar a garantir o bem-estar da sua ferramenta, a GardenPRO preparou uma lista com alguns cuidados que você precisa ter com a sua motosserra. 

Dá só uma olhada:

  1. Atenção ao óleo da corrente

Não importa se a sua motosserra é Stihl ou de qualquer outra marca, regular o óleo da corrente é muito importante. E não apenas para dar mais qualidade ao trabalho em si, mas também pela segurança de quem está operando a ferramenta e das pessoas ao seu redor.

O óleo que você usa na corrente de sua motosserra não está necessariamente oferecendo uma lubrificação entre a madeira e a serra de corte. O que realmente ocorre é que o óleo é responsável por lubrificar a ranhura, reduzindo o atrito conforme sua corrente gira em rotações elevadas.

Ou seja, o atrito em excesso acaba por danificar sua corrente, aumentando a chance de quebras e consequentemente de acidentes. É exatamente por isso que é  importante regular o óleo da corrente de sua motosserra o tempo todo, seja ela uma Stihl ou qualquer outra!

  1. Cuidados no manuseio

Antes de começar a trabalhar, é muito importante verificar se seu equipamento de proteção está completo e corretamente colocado. Seu traje de proteção deve ser apropriado para o trabalho a ser realizado, permitindo seus movimentos e não deve ficar solto. Mas lembre-se: as roupas de proteção e os acessórios apropriados não substituem uma maneira cuidadosa e segura de trabalhar.

Não esqueça de usar viseira e protetores auriculares.

Use luvas de trabalho com acabamento antiderrapante, de preferência de couro cromado.

Use calças com revestimento interno contra cortes ou protetores frontais das pernas, além de botas de segurança com solas antiderrapantes, revestimento interno contra cortes e biqueira de aço.

  1. Cuidados ao guardar

Caso você esteja planejando deixar o equipamento sem uso por um período de aproximadamente três meses, lembre-se de esvaziar o tanque, limpar bem a motosserra e guardá-la, para que possa usá-la mais tarde, sem problemas.

Como esvaziar: o tanque de combustível deve ser esvaziado em um local bem ventilado. Antes disso, mantenha o motor ligado em marcha lenta por um tempo, até que o carburador também esteja vazio, assim, você evita que as membranas do carburador se colem.

Como limpar: retire a corrente da serra e o sabre guia. Em seguida, faça a limpeza e lubrifique estes itens com óleo de proteção.

Onde guardar: a motosserra deve ficar em lugares secos e livres de poeira. Pode ser a garagem, algum armário da sua casa, etc. O importante é que você providencie um local bem ventilado e protegido de umidade ou sol excessivos. Não guarde o equipamento ao ar livre – os raios UV podem danificar o equipamento.

Precisando trocar de máquina ou fazer a manutenção na sua máquina? Entre em contato com a Garden Pro pelo WhatsApp: (51) 98012-9788

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso site!